Informática 28/06/2022 | 5 min. de leitura

Como funciona a fechadura solenoide?

Como funciona a fechadura solenoide?

Quer mais segurança para sua casa? Coloque uma fechadura solenoide nas suas portas. Ela é ideal para ambientes sofisticados. Mas, afinal, o que é uma fechadura solenoide?

É um tipo de fechadura que pode ser instalada de forma simplificada, dando um acabamento mais delicado para portas de madeira, vidro e aço.  

Discreta, ela pode ficar apenas embutida. Ou em portas de vidro, a fechadura fica sobreposta, com uma abertura silenciosa. 

A fechadura solenoide pode ser instalada na forma vertical ou horizontal e ainda é possível configurar o fechamento automático.

Trata-se de um produto tecnológico que pode ter um baixo consumo de energia, desde que seja utilizado corretamente.

Como funciona?

A fechadura solenoide funciona por meio de um acionador de controle remoto ou um controle de acesso com senha.

Para abrir e fechar a porta você deve digitar a sua senha de segurança no controle de acesso ou você pode utilizar o controle remoto do acionador ao simplesmente apertar um botão. 

O processo de abertura e fechamento de portas independe da colocação dos dois produtos. Você não precisa contar com o controle de acesso e o acionador (ambos ficam na parte externa do sistema). 

O mecanismo funciona com a instalação de somente um deles, embora eles possam trabalhar em conjunto.

Na lateral do produto é possível verificar o tempo de fechamento e abertura da porta. Pode-se fazer o ajuste do tempo, que varia conforme o fabricante. 

Aliás para temporizar o tempo de atraso do auto travamento da fechadura, ajuste o temporizador de acordo com o tempo que você necessita que a fechadura fique com o pino recolhido após fechar a porta (fechadura encostar no sensor).

Leia também:

Como instalar a fechadura solenoide?

Para instalar corretamente a fechadura solenoide alguns passos são importantes e devem ser seguidos. Confira abaixo passo a passo o processo que deve ser feito por um profissional: 

Com a rede elétrica desligada, o profissional qualificado executa toda a instalação e somente após verificar se a instalação está correta, ele liga a rede elétrica. Primeiro o cabo terra e depois os outros cabos para prevenir eventuais danos.

Ele deve utilizar cabos de 0,75 mm² ou superior para ligações de alimentação, além de não passar cabos de rede elétrica e cabos de dados (UTP) na mesma tubulação e não instalar o produto em locais sujeitos a extremos de calor ou umidade.

O especialista vai marcar na porta uma altura de suporte interno de aproximadamente noventa centímetros em relação ao chão para a instalação da fechadura. 

Posicionar o gabarito e marcar os pontos de fixação de acordo com o indicado para a espessura da sua porta, além de fazer o furo passante na porta com a ajuda de uma serra copo ou broca (utilize a espessura indicada pelo fabricante da fechadura para o seu tipo de porta).

Ele também deve passar o cabo flat (ou rabicho) por dentro do furo passante e do suporte interno.

Assim como encaixar e segurar a parte externa da fechadura na posição em que deverá ficar ao fim da instalação, como também, segurar também o suporte interno na posição em que deverá ser fixado.

Com uma furadeira, ele precisa fixar o suporte interno (base de metal) pelo lado de dentro da porta. O suporte irá sustentar tanto a parte interna quanto a externa da fechadura.

No final do processo, você cria sua senha da fechadura solenoide de acordo com as instruções do fabricante.

Outra dica: para instalação de uma fechadura solenoide em uma porta convencional não é necessário desinstalar a sua fechadura existente.  

A fechadura solenoide é segura?

As fechaduras são peças extremamente importantes para a segurança de sua casa, afinal, é por meio delas que pode acontecer algum imprevisto. Com a fechadura solenoide, a sua segurança pode ficar ainda maior. 

A abertura e fechamento da porta é acionada por um controle de acesso por senha ou acionador de controle remoto, o que torna o processo seguro

Como é a manutenção da fechadura solenoide?

A fechadura solenoide deve ser limpa apenas com um pano umedecido em água. Não utilize produtos de limpeza, que são abrasivos e podem danificar o acabamento final da fechadura, causando oxidação e descascamento de seus componentes.

Mas com que frequência devo fazer a manutenção da fechadura? O tempo para a manutenção varia de acordo com a utilização da peça. 

Quando você notar alguma dificuldade, que pode ser relacionada a fechamento e abertura da porta ou problemas elétricos, procure por uma assistência técnica credenciada para fazer os ajustes necessários.

Outros cuidados também devem ser tomados na hora de instalar a fechadura.

A fechadura deve ser instalada após a pintura das portas para evitar danificações na peça. Durante a instalação, fique atento quanto ao seu funcionamento.

Como escolher a melhor fechadura solenoide?

O mercado conta com vários modelos de fechaduras que irão lhe dar mais segurança. Procure o melhor produto que lhe possa atender de maneira eficiente e por aquela marca que lhe traga confiança.

A Elgin apresenta kits completos para você. A fechadura solenoide oferece garantia de um ano, três opções de temporização ( 0, 3 e 6 segundos) e anti-quebra magnética.

É acionada somente quando o suporte magnético, preso no batente, identifica a fechadura próxima. 

O produto conta com uma tecnologia Fail Safe (na falta de energia o pino se recolhe), que permite a saída pela porta em casos de falta de alimentação ou incêndio.

Fechadura solenoide é a segurança que falta na sua casa ou empresa

Para ter a segurança que você precisa na sua casa invista em um sistema prático, rápido e tecnológico. Com a fechadura solenoide, você poderá ficar mais tranquilo quando entrar ou sair de casa.

Crie um ambiente mais seguro e versátil agora que você já sabe como funciona uma fechadura solenoide e a importância para você, seu comércio e toda sua família. É a segurança necessária para seu dia a dia.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.