Máquina de Sorvete 13/08/2021 | 3 min. de leitura

Você sabe como fazer sorvete? Veja as dicas aqui!

Você sabe como fazer sorvete? Veja as dicas aqui!

Veja como usar a tecnologia das máquinas Gelattas da Elgin e fazer sorvetes saborosos

É difícil encontrar alguém que não goste de sorvete, e quem é fã mesmo desse alimento não se importa se está calor ou frio. Estima-se que, em média, cada brasileiro consome cerca de 5,2 litros desse produto por ano e que há mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelattos no País. Você sabe como fazer sorvete saboroso, com ou sem máquina?  

Para as pessoas que são adeptas de uma alimentação saudável, que possuem restrições, são alérgicas, intolerantes ao glúten ou à lactose, existe a possibilidade de fazer sorvete em casa, criando uma sobremesa a partir de ingredientes selecionados e conhecidos.

De fato, a máquina ajuda muito, pois ela resfria a mistura e incorpora ar na calda permitindo uma consistência e cremosidade iguais aos sorvetes de grandes franquias, além de aumentar o rendimento até 30% e garante que os cristais de gelo formados sejam pequenos (quanto mais rápido a mistura resfria, menores vão ser os cristais de gelo).

Se você não tem uma máquina ou não quer investir nesse equipamento, damos algumas dicas de como fazer sorvete em casa, seja ele um gelatto ou um picolé.

Como fazer sorvete com gelo seco?

É possível fazer sorvete com gelo seco, e o método é bem simples. Basta colocar a mistura em uma vasilha, acrescentar as pedras de gelo seco, uma de cada vez, e mexer rapidamente até que mistura adquira a consistência de sorvete. Depois basta deixar descansar 30 minutos no congelador antes de consumir.

Como fazer sorvete usando a batedeira?

A batedeira é um equipamento comum em qualquer cozinha. Como a mistura não é resfriada enquanto é batida, é preciso intercalar essas fases para atingir a consistência desejada. Assim, bata a mistura por um minuto na batedeira e leve ao freezer por uma hora. Repita esse processo até adquirir a consistência do sorvete. Tudo vai depender da sua batedeira, do seu freezer e dos ingredientes em questão. Mas, em geral, o processo leva de três a cinco horas.

Como fazer sorvete usando o processador?

Se a opção for usar um processador, é preciso congelar a mistura para depois bater. O melhor modo de fazer isso é colocando a mistura líquida (fria) em um saquinho plástico tipo zip lock, de modo que deitada ela forme uma fina camada (se precisar use mais que um saco), e levar ao congelador. Depois de congelada, retire do saquinho e quebre a mistura em pedaços. Bata no processador até que vire uma pasta bem triturada com consistência de sorvete. Leve novamente ao congelador por uma hora antes de servir.

Como fazer picolé?

A diferença entre um picolé e um gelatto é que o primeiro não tem ar incorporado à mistura. Por isso, assim que os ingredientes são combinados, basta colocar a massa em forminhas, espetar um palito e congelar no freezer. Uma dica é, no momento de servir, molhar as forminhas em água em temperatura ambiente para ajudar a desenformar.

O processo de como fazer sorvete pode ser simplificado com a ajuda de utensílios corretos, que garantem um sabor delicioso e a textura ideal.

As máquinas de sorvete estão cada vez mais populares. Os modelos mais modernos possuem alta capacidade de produção e diversas tecnologias que permitem a produção de sorvetes de alta qualidade, excelente consistência e produção de diversos sabores.

Com elas, inclusive, é possível criar um pequeno negócio de produção de sorvetes em casa e lucrar com a ideia.

A Elgin pode ser sua parceira nesse negócio. Disponibilizamos ao mercado a máquina de sorvete Gelatta em diversas versões. Uma delas certamente se adequa à sua necessidade. Com ela, você vai descobrir como fazer sorvete em casa pode ser prazeroso e lucrativo.

Dicas de como fazer sorvete:

  • Para conservar a textura, armazene-o entre-18ºC e -20ºC. Quanto menor for a temperatura, melhor. Não fique abrindo e fechando o congelador muitas vezes, pois quanto mais ele descongelar e congelar novamente, mais cristais de gelo irão se formar e seu sorvete ficará com uma textura granulosa e não muito agradável.
  • Na hora de servir, o ideal é que a temperatura do sorvete esteja entre 13ºC e – 10ºC.

Agora que você já sabe como fazer sorvete em casa, seja manualmente ou com a ajuda de uma máquina, use a sua criatividade e invista nos sabores.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.