Informática 23/10/2020 | 5 min. de leitura

Como fazer descarte de pilhas?

Como fazer descarte de pilhas?

O descarte de pilhas é uma iniciativa para proteger o meio ambiente. Alguns tipos de pilhas trazem substâncias tóxicas (metais) em sua composição, o que acabam contaminando o solo e os lençóis d’água subterrâneos. 

As pilhas recarregáveis detém compostos químicos. Elas não devem ser usadas após a data especificada pelo fabricante. Os mesmos compostos químicos perdem sua propriedades de armazenamento de carga.

Caso sejam utilizadas de forma errônea, elas podem estourar e estragar o controle remoto ou qualquer outro aparelho eletrônico. Neste caso, o ideal é realizar a troca da pilha que já esteja falhando ou apresentando sinais de desgaste.

Vale optar pelas alcalinas que são sustentáveis e tem mais durabilidade do que as de zinco.

Confira o vídeo e saiba mais sobre as pilhas alcalinas

O que é descarte de pilhas e baterias?

O descarte é não jogar as pilhas e baterias no lixo comum. É fazer o procedimento correto,  evitando que elementos como chumbo, mercúrio, lítio, zinco e manganês possam trazer malefícios para o ecossistema.

A importância do descarte correto de pilhas

Mesmo que a legislação brasileira (Art.33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos) obrigue a empresa fabricante a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, lembre-se que você também é responsável pelo descarte correto. 

Impacto das baterias e pilhas no meio ambiente

O processo de fabricação aliado às matérias-primas inseridas na elaboração de cada tipo de pilha faz com que cada vez mais elementos químicos sejam nocivos.

Por exemplo, as pilhas recarregáveis levam na sua composição o cádmio, elemento que se infere negativamente nas questões ambientais.

Já no caso das pilhas secas comuns e das pilhas alcalinas, embora a maioria delas apresente uma composição menos tóxica, sua principal desvantagem se deve pelo fato de que elas não podem ser recarregadas.

Então, o caráter descartável após a primeira descarga é um fator que conta em muito quanto à responsabilidade ambiental.

Leia também:

Aprenda como escolher um kit de energia solar residencial
Ar-condicionado Elgin: o manual completo
Tudo sobre decoração e iluminação

Qual a maneira correta de descartar pilhas? 

Antes de tudo, é necessário armazenar as pilhas sem misturá-las com outros tipo de materiais que podem ser nocivos ao ecossistema.

Assim como embalá-las em plástico resistente para que se evite contato com umidade, a fim de evitar vazamentos.

Após embaladas, o próximo procedimento é consultar quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho.

Outro ponto importante: se uma pilha apresentar vazamento ou sinal de ferrugem, o procedimento é descartá-la. Mas faça isso usando um coletor apropriado.

Como fazer o descarte de pilhas e baterias em São Paulo?

É possível encontrar caixas coletoras em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais que apoiam o sistema de logística reversa e o descarte ecológico

Você pode realizar o correto descarte de pilhas e baterias nos diversos ecopontos (locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho) espalhados pela cidade de São Paulo.

Também é válido entrar em contato com uma empresa especializada para agendar o local e a data da retirada do seu material eletrônico. Agentes vão até a sua residência ou empresa para coletar o produto.

Atuando dessa maneira, você garante que tais resíduos sejam encaminhados para a reciclagem, a fim de ter um correto descarte de pilhas.

Descarte de pilhas no Brasil

Gestora de logística reversa de eletroeletrônicos da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a GREEN Eletron se tornou a responsável pela administração do “Programa Abinee Recebe Pilhas”, criado em 2010.

A decisão foi deliberada pelos fabricantes e importadoras de pilhas e baterias portáteis e pelo Conselho Administrativo da gestora.

Dessa forma, a GREEN Eletron passa a fazer toda a gestão do Programa, desde os pontos de coleta até a destinação final ambientalmente adequada, o  que dispensa as empresas de manterem contratos individualizados.

Como fazer descarte de pilhas?

Conclusão: faça o descarte de pilhas e proteja o meio ambiente

Conforme a Resolução Conama 401/08 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, há algumas orientações que devem ser seguidas:

Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem criar sistemas de logística reversa, disponibilizando coletores que permitam o descarte por parte do consumidor, de modo ambientalmente adequado.

A lei considera a necessidade de minimizar os impactos negativos causados na natureza pelo descarte inadequado de pilhas.

Rege também pela necessidade de disciplinar o gerenciamento ambiental de pilhas, em especial, as que contenham em suas composições elementos químicos como chumbo, cádmio e mercúrio.

Visando reduzir, tanto quanto possível, a geração de resíduos, como parte de um sistema integrado de Produção Mais Limpa, estimulando o desenvolvimento de técnicas e processos limpos na produção de pilhas produzidas no Brasil ou importadas.

Faça o descarte corretamente. Não jogue pilhas usadas no lixo comum, procure informações sobre os melhores postos de coleta que realizam o recolhimento. 

O descarte irregular impacta negativamente no meio ambiente e traz malefícios  como poluição dos lençóis freáticos e aterros sanitários.

Outra dica tão importante quanto conhecer os tipos de pilha e seus atributos é utilizar os modelos disponibilizados pela Elgin.

A Elgin conta com diversos tipos de pilhas que atendem a sua necessidade e atendem os mais altos padrões de qualidade. Alcalinas, de zinco e recarregáveis podem ser encontradas em seu portfólio. 

Pilhas recarregáveis

As pilhas alcalinas são exemplos de produtos sustentáveis. O modelo AAA é ecologicamente correto. Não tem elementos químicos como cádmio e mercúrio em sua composição.

Pilhas alcalinas são ecologicamente corretas

A pilha é ideal para brinquedos, controle remotos, MP3 players, lanternas e outros aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes. 

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.