Costura 01/06/2021 | 4 min. de leitura

Atelier: com máquinas de costura seu negócio pode ser vantajoso

Atelier: com máquinas de costura seu negócio pode ser vantajoso

Trabalhar em um home office não é uma tarefa fácil, ainda mais quando você deve ter um espaço ideal para realizar suas atividades diárias de maneira eficaz e produtiva.

Por exemplo, em um atelier onde seus materiais e suas máquinas de costura precisam estar organizados. Dessa forma, suas confecções são realizadas da melhor maneira possível, com vestimentas personalizadas, exclusivas e sob medida.

Ter um atelier de costura pode ser um bom negócio para você. Afinal, em tempos como esse que estamos enfrentando, contar um espaço adequado para suas costuras pode ser, além de um simples hobbie, um trabalho muito empreendedor. Para isso é fundamental trabalhar com máquinas de costura que possibilitam trazer melhores criações.

Além disso, saiba que a elaboração das peças deve se basear nas características do estilo de cada cliente. Confira dicas de como montar um atelier de costura e veja a importância em contar com máquinas de costura modernas e eficientes. 

Máquinas de costura

A Elgin possui em seu portfólio diversas máquinas que podem ser adequadas para ter um negócio lucrativo. São modelos mais simples, ideais para utilizar com tecidos mais leves. Ou seja, modelos para uso doméstico que são indicados para um primeiro contato.

Características de cada máquina:

imagem de uma máquina de costura para atelier.

Futura JX-2040

Perfeita para uso doméstico, a Futura faz 10 pontos diferentes, costura zig zag em 3 larguras e possui um caseador automático. Tem ainda cortador de fio, controle de velocidade eletrônico e base removível com porta-acessórios. É ideal para unir tecidos e malhas.

imagem de uma máquina de costura para atelier.

Prátika JX-2051

Oferece retrocesso para reforçar o início e o final da costura, cortador de linha na tampa frontal, braço livre e faz 9 tipos diferentes de pontos. A Prátika conta com três pontinhos para lingerie caseado em quatro passos e base removível para porta-acessórios.

Máquina de costura para iniciante.

Bella BL-1200

Indicada para pequenos e leves reparos em tecidos não elásticos, a Bella faz seis diferentes tipos de pontos úteis, conta com luz na costura, conjunto de acessórios e pedal com controle de velocidade.

imagem de uma máquina de costura.

Genius Plus JX-4035

A Genius Plus possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Como organizar?

Para que seu negócio se torne produtivo é essencial saber como montar um atelier de costura, organizando as peças de modo que fique adequado para você costurar. Mas quais materiais são necessários? Primeiramente, conte com uma máquina de costura, afinal, é ela que vai fazer todo o trabalho que uma confecção precisa ter.

Assim como, também são importantes os seguintes itens: tecidos com as cores ou estampas de sua preferência, linha para costura com a cor combinando com os materiais escolhidos, tesoura, fita métrica, alfinetes para costura, agulha de mão, ferro para passar roupas, giz ou lápis para costura, zíper com a cor combinando com os tecidos escolhidos.

E para ainda ter uma melhor organização, conte com cestos, caixas e gavetas (vale nomeá-las para saber onde estão cada material que utilizar.

Leia também:

A Elgin volta às suas origens e traz novidades no segmento da costura
Dicas de costura criativa para iniciantes
Entenda como fazer costura invisível

Móveis para atelier de costura

Como posso guardar as peças no atelier de costura? Utilizando araras, cabideiros, bancadas, mesas e escrivaninhas. Já em relação às ferramentas e outros itens, é recomendável guardar em gavetas. Móveis dobráveis também servem para aproveitar espaços. 

Cursos para aprimoramento da técnica

Invista em cursos que apresentam técnicas de costura para iniciantes. As aulas vão lhe ajudar a desenvolver peças únicas e diferenciadas. Conhecer diferentes técnicas para acabamento, entender as possibilidades e diferenças dos tipos de máquinas de costura mais usadas são outros diferenciais.

Conclusão: Máquinas de costura são essenciais para seu atelier.

Antes de tudo, para iniciar um negócio no seu atelier é fundamental conhecer as funcionalidades de cada máquina de costura. Dessa forma, os melhores modelos serão escolhidos para integrar o espaço. Ou seja, modelos com diversas funções que oferecem mais possibilidades de novas criações.

Com a utilização de máquinas de costura, o trabalho fica melhor e mais profissional. Costurar é uma arte que necessita de detalhismo, criação e atenção. É uma prática que necessita ter um desenvolvimento constante no dia a dia.

Isso significa dizer que os profissionais devem se especializar, de modo que fiquem por dentro das tendências da moda. Os profissionais de um atelier utilizam a máquina de costura como uma forma de aumentar a renda familiar, executando trabalhos sob encomenda e criando peças para que consigam alavancar seus negócios.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.