Costura 28/09/2016 | 4 min. de leitura

Passo a passo para Mochila Casinha

Passo a passo para Mochila Casinha

No mês dos pequenos, o nosso blog está cheinho de inspirações para as mamães Elginetes! E o passo a passo da vez é essa linda Mochila Casinha para carregar as coisas no maior estilo! Preparadas? Uma pitada de amor e um pouquinho de carinho, e mãos à obra!

 

  • Tecido floral, listado, forro, telhado, porta, janela e barrado.
  • Manta R2
  • Entretela colante grossa de tecido
  • Termocolante
  • Alça de cadarço
  • Fivelas e fivelas com passante
  • Botões decorativos
  • Botões de imã
  • Bordado inglês
  • Linha para bordar

 

Copie os riscos no papel termocolante, deixando espaço entre eles, o molde que deve ser utilizado pode ser baixado no final desde passo a passo. Risque também um retângulo de 4 cm x 30 cm para o barrado da casa. Recorte todas as peças deixando margens e cole-as com o ferro nos tecidos das cores escolhidas. Agora recorte em cima do risco todas as peças e não esqueça de cortar o centro das janelas.

7

 

Para o bolso, recorte no tecido listado um quadrado de 30 cm x 30 cm e na entretela um retângulo de 15 cm x 30 cm. Cole no ferro a entretela no avesso do tecido liso, na parte debaixo. Do lado direito do tecido cole a barra da casa e depois a porta no centro, do lado em que a entretela ficou colada.

 

9-10

 

Posicione no ponto decorativo de casear número 18 da Elgin Premium, e contorne toda a volta da porta e barrado. Fica desta maneira.

 

12

 

Dobre o bolso ao meio e faça um acabamento com o ponto decorativo número 81 da Elgin Premium, na parte de cima do bolso. Posicione no número 91 da mesma máquina para pregar o botão. Prenda também a guirlanda.

 

14-15

 

Para o corpo da bolsa, vamos recortar, no tecido floral, na manta e no forro, dois retângulos de 30 cm x 35 cm para parte da frente e costas. Para a lateral da bolsa um retângulo de 15 cm x 94 cm de tecido e de manta. Sobreponha, então, o tecido em cima da manta, – se preferir pode passar um zigue-zague na volta toda ou passar spray temporário – posicione o bolso e, com o auxílio de uma régua para curvas, risque as partes inferiores. Recorte a curva riscada.

 

21-22

 

Faça uma costura no centro do bolso até o começo da porta.

Posicione o bordado inglês na arte de dentro da janela, simulando a cortina. Centralize e cole-as 2 cm para cima do bolso e 4 cm para cada lado das laterais.

 

26

 

Passe o ferro para fixar. Coloque novamente no ponto decorativo 18 da Elgin Premium e caseie a volta toda por dentro e por fora das janelas. Prenda o botão decorativo. Na parte detrás da bolsa, arredonde as partes debaixo. Com a régua marque riscos com o ângulo de 45 graus. Repita de 6 cm em 6 cm e novamente coloque no ponto decorativo 81. Costure em cima dos riscos.

 

30-31

 

Passe o ferro para apagar os riscos de caneta e faça o mesmo procedimento com a lateral da bolsa.

Para as alças recorte duas tiras de 65 cm x 8 cm e duas de 12 cm x 8 cm. Dobre-as ao meio, costure as laterais maiores e desvire. Passe a alça de cadarço por dentro.

 

36

 

Nas alças maiores, vire a ponta do tecido para dentro, em um dos lados apenas, e costure na ponta da dobra. Coloque no ponto decorativo 64 da Elgin Premium e centralize o pé calcador no meio da alça para passar a costura em todas as alças. Recorte uma tira de 12 cm x 5 cm. Dobre-as ao meio, costure e desvire. Dobre a tira ao meio, centralize na parte de cima da bolsa e posicione as alças, uma de cada lado. Passe a fivela no meio das alças menores e posicione na parte de baixo.

 

44

 

Alfinete o centro do corpo da bolsa com o centro da lateral. Agora prenda as pontas das laterais da bolsa na parte de cima, dos dois lados. Distribua o restante alfinetando e costure. Faça o mesmo com o lado da frente.

 

47-48

 

Depois de costurado, vire a bolsa para frente e feche o forro seguindo o mesmo procedimento. Vista o forro dentro da bolsa.

 

49-50-51

 

Para a aba, recorte duas vezes no tecido e uma vez na manta o molde do telhado, sobreponha o tecido direito com direito e costure a volta toda menos a parte de cima. Desvire para o direito e rebata toda volta. Prenda por cima das alças.

 

54

 

Recorte uma tira de 6 cm x 1,10 mts para o viés. Dobre ao meio e dobre a ponta para começar a prender. Costure a volta toda.

 

56-57

 

Passe um pouco da dobra feita e faça pontos invisíveis para arrematar o viés.

59

Prenda o último botão decorativo no telhado. Posicione o botão no centro do telhado pelo lado de dentro e costure para prendê-lo. Feche a tampa para marcar onde colocar a outra parte do botão e prenda os botões nas laterais também.

63

 

 

 

Coloque a fivela com passante nas alças.

Está pronta sua Mochila Infantil Casinha!

65

 

 

 

 

clique1

 

Molde

 

O que acharam, meninas?
Fonte: Kátia Martinelli – Ateliê Kátia Martinelli (Aulas, vendas de peças prontas e materiais para patchwork e cartonagem). Telefone (11) 4127-0800. Flickr: katiamartinelliatelie Facebook: Kátia Martinelli.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.