Automação 06/04/2022 | 5 min. de leitura

Terminal de Atendimento: O que é e como funciona?

Terminal de Atendimento: O que é e como funciona?

Você sabe o que é terminal de autoatendimento? Essa tecnologia está revolucionando a maneira como interagimos e compramos. 

Você já foi em algum fast food e realizou seu pedido por meio de totem? Se não, pelo menos já deve ter visto uma máquina dessas em algum restaurantes. 

Esse totem em que os pedidos são realizados é chamado de terminal de autoatendimento e para muitas pessoas, esse já se tornou o método preferido para realizar compras. 

O que é um terminal de autoatendimento? 

De forma técnica, um terminal de autoatendimento é uma máquina que é utilizada pelo próprio usuário (cliente), excluindo a necessidade de contato humano para realizar uma consulta ou concluir uma compra. 

Existem diversos tipos de uso para o terminal de autoatendimento, ele pode ser usado para distribuir senhas, fazer check-in no aeroporto, consultar informações sobre o estabelecimento ou realizar checkout. Para cada necessidade de negócioa, existe um terminal de autoatendimento.

Como funciona um autoatendimento? 

Um autoatendimento para funcionar precisa de duas partes, o hardware (a máquina) e o software (a interação que o cliente irá utilizar)

Geralmente no formato de um totem, o autoatendimento possui uma tela touch screen em que o usuário interage para realizar as atividades desejadas. Também é necessário, na maioria dos casos, de uma impressora térmica. Nela poderão ser impresso as senhas, comprovantes, tickets entre outros. 

No caso de Self Checkouts, a integração com um sistema de pagamento também é muito importante. Nessa situação, é imprescindível que haja uma máquina de pagamento.

Para que serve um terminal de autoatendimento? 

De maneira resumida, um terminal de autoatendimento serve para automatizar um estabelecimento comercial. 

O papel dele é facilitar algumas atividades dentro de uma organização, como por exemplo, a distribuição de senhas. Com um terminal de autoatendimento distribuindo senhas, você pode realocar os seus colaboradores para realizarem outras atividades.

Além disso, o terminal de autoatendimento também serve para facilitar a experiência do cliente dentro do estabelecimento. 

Leia também

Quais os benefícios do terminal de autoatendimento?

Como vimos anteriormente, o autoatendimento possui funções muito importantes. Mas quais vantagens ele pode agregar para o seu negócio?

Automação e otimização 

Por ser uma modelo de automação, o terminal de autoatendimento otimiza muitos processos da empresa, tornando muito mais ágeis e rápidos, tanto para os clientes quanto para os colaboradores. 

Por exemplo, um totem com painel de informação que responde dúvidas facilita o trabalho de todos.  Assim, os colaboradores têm seu tempo otimizado graças à automação. 

Diminuição de custos operacionais 

Com os funcionários se dedicando a tarefas mais importantes, alguns custos podem ser otimizados. Com um totem com painel de informação disponível, os usuários não precisam entrar em contato com os funcionários, dessa forma você não precisa disponibilizar uma estrutura para essa atividade.

Aumenta o reconhecimento da sua empresa

Apesar de ser uma tecnologia muito usada em países como Estados Unidos, no Brasil ainda é uma tecnologia nova. Por ser uma novidade, isso gera curiosidade em muitas pessoas, que ficam interessadas em conhecer e testar os terminais de autoatendimento. 

Dessa forma, seu estabelecimento pode ganhar mais reconhecimento dos consumidores. Bem como ser considerada uma empresa inovadora, que busca as melhores soluções em tecnologia. E como consequência ter um aumento no faturamento. 

Tipos de terminais de autoatendimento

Existem diversos tipos de terminais de autoatendimento, indicado para cada necessidade de uma empresa. Conheça alguns desses tipos. 

Self Checkout 

O Self Checkout ainda é o tipo menos usado no Brasil, porém, tem um grande potencial de mercado. Esse tipo é basicamente uma alternativa ao operador de caixa. 

Um terminal automatizado para registrar as compras e realizar o pagamento, dando muito mais agilidade e segurança para o cliente. 

A utilização de um self-checkout garante mais rapidez no processo de compras e praticidade. Com essa tecnologia, o trabalho fica ainda mais produtivo por parte do varejo.

E nada melhor do que entregar autonomia para clientes que frequentemente utilizam ferramentas tecnológicas, fazendo pedidos e compras pelos smartphones via aplicativos.

Terminais de consulta

Esse é o tipo mais comum no Brasil, é possível encontrar ele em diversos estabelecimentos.

Pode ser utilizado para consultar informações em shoppings, aeroportos, clínicas de exame e em muitos outros lugares. 

Em alguns casos, o terminal de consulta também pode ter uma impressora térmica, que imprima tickets ou senhas para a distribuição.

Terminais bancários

Os terminais bancários já são muito conhecidos por todos. Também conhecidos como caixa eletrônico. 

Esse tipo de terminal de autoatendimento é usado para realizar serviços bancários como consulta de saldo, pagamento de boletos, transferências, depósitos e saques. 

Como instalar um terminal de autoatendimento no meu estabelecimento? 

Para instalar um terminal de autoatendimento, você precisa de uma empresa especializada, que ofereça os terminais e realize as instalações. 

Além disso, é preciso escolher bem, opte por um terminal que tem tenha uma boa estrutura e bom software, que atenda bem seu estabelecimento e seus clientes e que seja intuitivo.

É muito importante que o terminal de autoatendimento tenha credibilidade, sendo representado por uma empresa de reconhecimento no mercado.

Avalie quem é o fabricante e busque por fornecedores que sejam referência em seu estado ou nacionalmente. Além de contar com produtos de qualidade, você deve confiar no serviço da empresa contratada.

Faça uma análise de qual é o melhor local para instalar os teminais de autoatendimento em sua loja. É muito importante que, além de boa localização, haja sinalização orientando os clientes a chegarem ao self-checkout. 

O terminal de autoatendimento é uma evolução para o seu negócio 

Os terminais de autoatendimento são ótimos para quem deseja otimizar e automatizar algumas atividades do negócio. 

Com os diversos tipos de terminais, é possível atender diferentes demandas da empresa. Seja para um terminal de pagamento (ou self checkout), um terminal de consulta ou terminal bancário. 

Além disso, o terminal de autoatendimento também oferece vantagens como a redução de custos operacionais e o aumento de reconhecimento da marca. 

Se você acredita que o terminal de autoatendimento é uma ótima ideia para sua empresa, a Elgin tem as melhores soluções de terminais e automação comercial. 

Gostou do texto? Confira outros textos no blog! 

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.