O que é terminal de autoatendimento: tipos e como instalar

Caio Alves - 10/06/2020

Tudo sobre decoração e iluminação

Caio Alves - 10/06/2020

Ionização do ar: o que é, para que serve e como funciona

Caio Alves - 10/06/2020
terminal-de-autoatendimento-blog
decoração-iluminação

Respirar é uma atividade involuntária e obrigatória que praticamente todos os seres vivos realizam. O funcionamento do nosso corpo é 100% dependente deste ato, e quando algo não funciona bem na respiração, nossa saúde pode ser prejudicada

Mais especificamente, nós precisamos inalar uma alta carga de oxigênio a todo momento. E quando existem outros elementos presentes no ar, nosso corpo pode ser muito afetado. 

Como é o caso da poluição, que afeta a saúde de milhões de brasileiros, principalmente para quem vive em grandes cidades como São Paulo e Rio de janeiro.

Pois se aspira o ar poluído durante muitos períodos do dia, e muitas vezes não há escapatória. 

Mas o que muitos não sabem é que também existe um outro pequeno inimigo, que se chama poluição elétrica. 

Todos esses elementos podem ser muito prejudiciais para a nossa saúde. Mas imagine ter o ar do ambiente mais limpo graças ao ar-condicionado. Imaginou? Isso já existe, é a ionização do ar

O que é ionização do ar? 

Como vimos anteriormente, existe um tipo silencioso e pouco conhecido, que é chamado de poluição elétrica. Nela, os íons que estão presentes no ar adquirem carga positiva, esse processo pode ocorrer de forma natural ou artificial. 

Para ser considerado saudável, um íon precisa estar com carga negativa. Quando oposto acontece pode causar dores de cabeça, irritação e mal estar. 

Hoje, é possível transformar os íons positivos em negativos, graças a algumas tecnologias. Tornando assim o ar muito mais saudável. 

Conceito: o que é ionizar? 

Basicamente ionizar é o ato de converter a carga positiva dos íons em carga negativa. 

Para isso acontecer ele precisa ser alterado por meio artificial (televisão, fumaça de carro e fábricas etc) ou então de forma natural (fotossíntese, radioatividade do solo, queda de água entre outros fatores). 

Um íon negativo conta com a presença de elétrons, já um íon positivo possui falta de elétrons. 

Significado prático

Para facilitar o entendimento, vamos usar exemplos práticos. 

Como vimos acima, os meios artificiais como fumaças de carro e produtos eletrônicos alteram o estado dos íons, deixando-os com carga positiva. Ou seja, eles são alterados de uma forma prejudicial. 

Já nos meios naturais, os íons acabam ganhando carga negativa, o que torna mais limpo

Tente imaginar em que local o ar fica mais limpo e puro: no centro de uma cidade ou em uma cachoeira no meio de uma floresta? 

Aquele ar limpo e prazeroso de respirar quando vamos para matas e florestas, é o ar ionizado. 

Conheça os benefícios do ionizador

A ionização do ar apresenta benefícios ótimos para a saúde, tanto que já está sendo usado em hospitais para aliviar alguns sintomas como crises alérgicas, queimaduras, ferimentos e dores de cabeça, principalmente causadas pela enxaqueca. 

Para quem possui algum ionizador em casa ou no trabalho, ela alivia o estresse, o cansaço, aumenta a produtividade, proporciona bem-estar e ainda elimina os odores do ambiente.

Além disso, o ionizador elimina bactérias e vírus do ambiente, fazendo com que a sua saúde e das outras pessoas no ambiente sejam preservadas. 

O que significa a função “ionizar” no climatizador e no ar-condicionado? 

Atualmente existem aparelhos que são capazes de dar carga negativa em íons, ou seja, tornar o elemento benéfico para a nossa saúde. 

Esses aparelhos podem ser climatizador e ar-condicionado, que possuem a função ionizar

A função ionizar serve basicamente para isso, melhorar a qualidade do ar do ambiente por meio de íons negativos. Dessa forma, essas partículas neutralizam a poeiras, os odores, bactérias e também os vírus.

controle-ar-condicionado-inverter-elgin

Como funciona o processo de ionização do ar?

Apesar de parecer um pouco complexo, o funcionamento dele é bem simples. 

Um ar-condicionado com a função ionizador, por exemplo, cria íons negativos utilizando a eletricidade do aparelho. Após criados, essas partículas são liberados no ambiente. 

Já no ambiente, os íons se ligam às partículas de sujeira, poeira, poluição, bactérias, alérgenos e vírus, assim então, neutralizando seus efeitos e purificando o ar. 

Como escolher o melhor ar condicionado com a função Ionizar?

Agora que você sabe das vantagens e benefícios da ionização do ar e decidiu que quer melhorar o ambiente da sua casa ou escritório, é hora de escolher o melhor ar-condicionado.

É importante escolher uma marca que seja confiável, tenha qualidade e garantia no funcionamento da ionização, por isso é importante ficar atento no momento da escolha. 

Uma das melhores opções do mercado, e que conta com a função “ionizar”, é o Eco Inverter da Elgin

A Elgin é uma marca brasileira com mais de 65 anos de história e que está presente na casa de milhões de brasileiros. E o melhor de tudo, é que a Elgin oferece 3 anos de garantia se o aparelho for instalado por uma empresa credenciada. 

Além do filtro Ion Air, o Eco Inverter da Elgin possui muitos outros benefícios, como serpentina de cobre, que aumenta a durabilidade, e ainda conta com a tecnologia Inverter. 

Se você não sabe o que é Inverter, saiba que as vantagens do ar inverter incluem a sua maior durabilidade, por conta do compressor que não é tão forçado e também pelo funcionamento do motor, que não liga e desliga. 

Além disso, temos a sua principal vantagem, que é a sua economia. O ar-condicionado inverter pode economizar até 40% de energia elétrica se comparado ao ar-condicionado convencional.

Conclusão: a ionização do ar é muito benéfica para a saúde

Como vimos anteriormente, existem muitos elementos prejudiciais no ar que respiramos, como a poluição, poeira, bactérias e alérgenos. E o que muitos não sabem, a poluição elétrica. 

O objetivo da ionização é purificar o ar dessas partículas, proporcionando um ambiente mais saudável.

A ionização do ar é algo essencial para quem quer um mais purificado no ambiente, seja em casa ou em algum local comercial. Além disso, alivia o estresse, o cansaço, aumenta a produtividade e o bem-estar e elimina os odores do ambiente.

Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog e leia mais textos como este!