Qual é a melhor fritadeira elétrica do mercado?

Guilherme Neves - 12/03/2021

Saiba tudo sobre instalação de energia solar

Guilherme Neves - 12/03/2021

Qual é a diferença entre sistema on grid e off grid?

Guilherme Neves - 12/03/2021
on grid e off grid

Capaz de gerar energia elétrica a partir da luz solar, essa é a energia fotovoltaica. Possui dois tipos básicos de sistemas fotovoltaicos: sistemas conectados à rede (on grid) e os que não são conectados à rede, que são os sistemas isolados (off grid).

Mas, afinal você qual a diferença entre os dois? Sabe quais são as suas vantagens? Conheça mais sobre os sistemas neste manual completo, que revela toda a importância de ter energia solar na sua casa ou empresa.  

O que é um sistema on grid e off grid?

Cada sistema é para ser aplicado em diferentes áreas, com funções e modos de funcionamento diferentes. Vamos entender mais sobre cada sistema? 

On Grid

On grid é nada mais do que um sistema fotovoltaico conectado à rede. Basicamente um conjunto de equipamentos que são capazes de transformar a energia do sol em energia elétrica e colocá-la direto na rede elétrica de energia. 

Os painéis solares convertem a energia solar em energia elétrica por meio das células fotovoltaicas e por meio dos inversores a energia é direcionada automaticamente para o quadro de rede da sua residência.

A partir do momento em que o sistema on grid dá início ao funcionamento você já pode conferir os benefícios de ter energia solar.

Como funciona o sistema on grid? 

O inversor on grid – ou inversor de conexão à rede – recebe a energia gerada pelas placas solares em corrente contínua, transformando em corrente alternada com a mesma forma de onda da energia elétrica fornecida pela distribuidora local.

O inversor fotovoltaico integra a energia solar à energia elétrica fornecida pela concessionária local.

Dessa forma, permite a utilização de qualquer equipamento consumidor de energia elétrica que esteja ligado à rede como, por exemplo, aparelhos de ar-condicionado.

Off Grid

São sistemas isolados ou autônomos para geração de energia solar fotovoltaica que são caracterizados por não estarem conectados à rede elétrica.

Podemos ver o uso desse sistema em bombeamento de água, eletrificação de cercas, geladeiras para conservar vacinas, galpões para armazenamento de leite e postes de luz.

A energia produzida é armazenada em baterias que garantem o abastecimento de energia elétrica em períodos sem sol. O sistema off grid tem a vantagem de trabalhar com a utilização de baterias.

Como funciona o sistema off grid?

Painéis solares ou placas solares geram a energia elétrica que abastece as baterias, com   a função de transformar a radiação solar em corrente elétrica contínua. 

Controladores de carga garantem o correto abastecimento das baterias, evitando a sobrecarga e descargas profundas e, sobretudo, aumentando a sua vida útil.

Já os inversores transformam a corrente contínua em corrente alternada. Em alguns casos podem ser ligados a outro tipo de gerador ou à própria rede elétrica para abastecer as baterias.

E as baterias armazenam a energia elétrica para ser utilizada em momentos em que o sol não esteja presente e sem outras fontes de energia.

Leia também: Qual é a melhor fritadeira elétrica do mercado?
Qual a melhor lâmpada de LED para residência?
4 dicas para controlar as finanças do seu negócio

Qual é a vantagem mais significativa entre os sistemas de energia solar?

Sem dúvida, a economia na conta de luz que você vai ter. E isso se dá em ambos os sistemas.

Energia solar é garantia de redução de energia

Quais outras vantagens do on grid e off grid?

No sistema on grid, quando a sua casa estiver conectada à rede elétrica, se o sistema solar apresentar problema, você não fica sem energia. A energia não usada no momento é injetada na rede elétrica.

Seu custo é mais baixo comparado ao sistema off grid e o sistema não precisa de baterias, além de ser mais sustentável.

Já o sistema off grid pode ser instalado em locais que a rede elétrica não alcança. Além disso, conta com um sistema de armazenamento de energia.

Vantagens do on grid

No sistema on grid, também chamado de grid-tie, a geração de energia solar está conectada à rede pública.

Quando a sua unidade produz mais energia do que você consome, essa energia é direcionada de volta à rede pública e é transformada em créditos de energia que podem ser utilizados em até cinco anos.

E se o sistema não conseguir gerar a energia necessária para o consumo, a rede pública complementa com a energia restante. Dessa forma, o valor da conta de luz será reduzido consideravelmente.

Vantagens do off grid

Trata-se de um sistema que é mais indicado para lugares remotos, como áreas rurais, pois seu uso não depende da rede pública de energia. Além de baterias, o sistema off grid também necessita de inversores elétricos. 

Quais as desvantagens do on grid e off grid?

O off grid possui um valor mais alto em relação ao sistema on grid, tem uma vida útil curta, entre 4 ou 5 anos, apresenta menor eficiência energética, além de ter um funcionamento dependente do uso de baterias, o que traz malefícios para o meio. 

E quanto às desvantagens do on grid? Ele não armazena a energia captada e não funciona em casos de falta de energia elétrica (como apagões).

Ainda, há outro ponto importante: a companhia de energia elétrica cobra um custo de disponibilidade, que é a taxa mínima paga por disponibilizar a energia no ponto de consumo.

on grid e off, qual o melhor?
On grid ou off grid, qual é o melhor sistema?

Qual é o melhor sistema para sua casa ou empresa? On grid ou off grid?

Como já dito anteriormente, o sistema on grid tem a vantagem de não utilizar baterias e controladores de carga. E utiliza baterias que podem armazenar o excedente energético, embora não seja recomendado para áreas urbanas.

Para quem deseja alimentar toda a residência ou empresa, o sistema on grid é o mais recomendado. Se o seu objetivo é ter desconto na conta de luz, você deve ter um sistema conectado à rede, que, sem dúvida, é o mais indicado.

Mas se não há ligação com nenhuma distribuidora ou você possui problemas de abastecimento e deseja ser independente das concessionárias de energia, o off grid pode ser a solução.

Quais produtos devo utilizar no sistema on grid?

A Elgin conta com uma linha de energia solar que pode ser a solução para você. Confira produtos que podem fazer parte de um sistema on grid, tanto para sua empresa ou residência.

E não se esqueça de acessar nosso site, calcule a sua economia e conheça o Kit de energia Solar da Elgin

Painéis solares fotovoltaicos

Disponíveis em 340W e 400W, o painéis solares fotovoltaicos tem alta confiabilidade, Selo A do INMETRO, que permite a homologação em todas as concessionárias do Brasil. Além disso, oferece 25 anos de garantia de geração de energia e 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

placa fotovoltaica

Inversor solar

Com potências entre 600W e 75KW, o inversor solar é utilizado para conexão na rede (On-Grid) e converte a energia das placas solares de corrente contínua para corrente alternada (utilizada nas residências, escritórios e comércio).

inversor solar

Conclusão: Sistema on grid renova a energia com mais economia e praticidade 

No sistema conectado à rede, também conhecido como on grid, a energia gerada por meio dos painéis solares fotovoltaicos é convertida para corrente alternada por meio do inversor.

Neste cenário aparece uma fonte de energia complementar à da concessionária onde sua rede está conectada.

O sistema on grid não possui armazenamento (sem uso de baterias). Toda energia excedente gerada pelos painéis solares fotovoltaicos (durante o dia) é entregue à rede elétrica da concessionária, gerando créditos em sua conta de energia, que poderá ser reduzida em até 95%.

Além disso, o sistema on grid é comumente utilizado em regiões urbanas ou localidades com acesso à energia elétrica. Enquanto que o off grid não necessita da energia da rede pública, sendo mais usado em meios remotos ou rurais.

placas fotovoltaicas, sistema on grid e off grid
Qual sistema devo utilizar? On grid ou off grid?

Por outro lado, o sistema off grid não possui conexão com a rede pública de energia (sendo assim não é necessário pagar a conta de luz). Para funcionar é necessário um banco de baterias estacionárias , que irão armazenar todo o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas

E essa energia ficará armazenada e preparada para gerar energia para sua residência, mesmo em períodos em que o sistema não esteja gerando energia.

Gostou? Confira outros textos no blog!